Este artigo aborda um conjunto de ações relacionada a autoevolução da autora, durante o Curso para Formação de Professor de Conscienciologia – CFPC. O artigo apresenta na seção Formação CFPC os desafios evolutivos enfrentados, uma breve descrição do curso e das vivências da autora no curso, incluindo a identificação de traços pessoais e as posturas intraconscienciais adotadas perante os desafios encontrados. Na sequência, a seção Ciclo Pró-Evolutivo é apresentada a proposta de um ciclo otimizador da autossuperação, que auxiliou a autora durante a formação docente. Finalmente são apresentadas as conclusões do trabalho.
Parapedagogia Fabiane Cattai da Silva ANO 10, NÚMERO 10, OUTUBRO DE 2020 (2020-10)
Este artigo relata autoreciclagem intraconsciencial, durante o VIII Curso de Qualificação e Formação Docente Conscienciológica, no período de julho de 2015 a maio de 2016. É focado na auto-observação consciencial, autorreflexão e autoexposição, objetivando compartilhar, de maneira cosmoética, casuísticas, autoexperimentações, autossuperações e os frutos conscienciais vivenciados durante o período. A autora utilizou como método, observações e anotações pessoais, além de técnicas aprendidas durante os dez meses de curso. Por meio da autoidentificação de trafares, trafores e trafais, tornou-se possível o reconhecimento de competências, aumento de autocompreensão e autossegurança. Concluiu-se que a aprendizagem obtida serviu não apenas para autoqualificação ao exercício da docência conscienciológica, como também para reciclagens e transformações íntimas importantes em diversos aspectos da sua vida.
Parapedagogia Eurídice Lisboa de Macedo Filha ANO 6, NÚMERO 6, OUTUBRO DE 2016 (2016)
O objetivo do presente artigo é ampliar a discussão acerca da relevância da autorreeducação consciencial na práxis parapedagógica e, com isso proporcionar reflexão. Para tanto, considera uma estrutura básica, subdividida em dois aspectos principais, a saber: I. Reflexões sobre o Ciclo de Qualificação da Práxis Parapedagógica e, II. Autorreducação Consciencial e Práxis Parapedagógica. Para o aprofundamento da abordagem, a autora ressalta uma questão desencadeadora: de que modo a reeducação consciencial está atrelada à práxis parapedagógica? Os procedimentos metodológicos adotados para desenvolvimento do trabalho pautaram-se na revisão bibliográfica, nos autoexperimentos e observações de aulas realizadas pela autora. Os resultados da investigação apontam para a relevância e premência da teática, ao mesmo tempo em que reforça a valorização da vivência de cada docente, com vistas à gradação das vivências pessoais em diferentes momentos evolutivos e, nem por isso, desmerecem a assistência que pode ser promovida.
Parapedagogia Glaucia Medrado ANO 6, NÚMERO 6, OUTUBRO DE 2016 (2016)
O presente artigo tem como objetivo correlacionar o verbete Transição Evolutiva da Enciclopédia da Conscienciologia com o Curso para a Formação da Docência Conscienciológica, descortinando travões, principalmente no início do processo, sendo eles norteadores para as reciclagens pessoais necessárias e a consequente conclusão do curso.
Parapedagogia Robson Lopes ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)
Uma boa compreensão e uma boa preparação, ou adequação do conteúdo de aulas de Conscienciologia, frequentemente são os gargalos iniciais, fonte de insegurança para professorandos e professores iniciantes na docência conscienciológica. Este artigo apresenta algumas reflexões e orientações práticas para o estudo e preparação de conteúdo para as aulas de Conscienciologia, fruto da experiência docente e da participação no Curso para Formação de Professores de Conscienciologia, na Reaprendentia.
Parapedagogia Júlio César Royer ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)
Uma boa compreensão e uma boa preparação, ou adequação do conteúdo de aulas de Conscienciologia, frequentemente são os gargalos iniciais, fonte de insegurança para professorandos e professores iniciantes na docência conscienciológica. Este artigo apresenta algumas reflexões e orientações práticas para o estudo e preparação de conteúdo para as aulas de Conscienciologia, fruto da experiência docente e da participação no Curso para Formação de Professores de Conscienciologia, na Reaprendentia.
Parapedagogia Júlio César Royer ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)
O presente artigo tem como objetivo correlacionar o verbete Transição Evolutiva da Enciclopédia da Conscienciologia com o Curso para a Formação da Docência Conscienciológica, descortinando travões, principalmente no início do processo, sendo eles norteadores para as reciclagens pessoais necessárias e a consequente conclusão do curso.
Parapedagogia Robson Lopes ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)
O presente artigo propõe o uso de técnicas teatrais e de improviso aos docentes conscienciológicos, apresenta tópicos a serem observados durante a exposição do conteúdo e sugere algumas práticas ao professor para uma melhor conexão com a plateia e paraplateia.
Parapedagogia Jairo Bankhardt ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)
O presente artigo propõe o uso de técnicas teatrais e de improviso aos docentes conscienciológicos, apresenta tópicos a serem observados durante a exposição do conteúdo e sugere algumas práticas ao professor para uma melhor conexão com a plateia e paraplateia.
Parapedagogia Jairo Bankhardt ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)
Este documento, organizado pelo Núcleo de Parapedagogia, com contribuições do Núcleo Técnico-científico, Núcleo de Saúde Consciencial, e do Secretariado Geral da Associação ARACÊ, apresenta categorias e critérios para a constituição e especialização docente em Cosncienciologia Aplicada, notadamente, em Intrafisicologia, Grupocarmologia e Serenologia.
o presente artigo objetiva compartilhar a importância da observação das ocorrências intra e extrafísicas, desde o início da preparação de uma aula de Conscienciologia até após a exposição da aula, podendo se estender por alguns meses, dependendo do valor atribuído às parapercepções. A metodologia utilizada foi a observação das vivências intra e extrafísicas pessoais, envolvendo a prática da tenepes, associação de ideias, percepção das sincronicidades, insights parapsíquicos, foco na sinalética energética e no feedback dos professores e professorandos durante as aulas-treino do Curso para Formação de Professores de Conscienciologia, na Reaprendentia.
Parapedagogia Marlene Gontijo Roque ANO 2, NÚMERO 2, OUTUBRO DE 2012 (2012)
A autora apresenta suas vivências e observações após identificação e autoenfrentamento dos trafares - insegurança, medo de falar em público e autodesvalorização - durante as aulas teóricas e microaulas da IX Qualificação Docente e estágio do Curso para Formação de Professores de Conscienciologia na Instituição Conscienciocêntrica Reaprendentia. O autoenfrentamento dos trafares foi oportunizado durante as vivências práticas e aulas-treino no decorrer dos cursos. O enfoque do artigo é esclarecer, motivar e encorajar futuros professorandos quanto ao autoenfrentamento dos trafares durante a interassistência parapedagógica. A metodologia utilizada foi o registro e a análise das experiências vivenciadas no período de Dezembro/2008 a Junho/2012. O relato busca evidenciar a importância de descobrir-se, experimentando.
Parapedagogia Delmara Loureiro Castanheira ANO 2, NÚMERO 2, OUTUBRO DE 2012 (2012)
Este documento, organizado pelo Núcleo de Parapedagogia, com contribuições do Núcleo Técnico-científico, Núcleo de Saúde Consciencial, e do Secretariado Geral da Associação ARACÊ, apresenta categorias e critérios para a constituição e especialização docente em Cosncienciologia Aplicada, notadamente, em Intrafisicologia, Grupocarmologia e Serenologia.
Esta pesquisa tem por objetivo transmitir ideias que possam ser úteis ao professor interessado em utilizar a Biografologia no processo de aprimoramento pessoal e em sua qualificação docente. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de experiências do autor com docência e pesquisas biográficas. Entre os resultados da pesquisa observou-se a viabilidade da Biografologia no processo para formação do professor ao motivar, esclarecer, ampliar a erudição, desenvolver a reflexão crítica da realidade, promover reciclagens pessoais e qualificar o exemplarismo. O enfoque do artigo é a qualificação do professor com base no paradigma consciencial.
Parapedagogia Cícero Schünemann ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
O principal objetivo deste artigo é ajudar o docente na escolha da prática energética a ser aplicada em sala de aula, de modo que esteja sintonizada com a parte teórica e o desenrolar das discussões com os alunos. A metodologia utilizada foi a observação individual e grupal com posterior registro das parapercepções. Teve seu embasamento na experiência docente da autora, enquanto professora de Conscienciologia há mais de uma década e também como Orientadora Parapedagógica há mais de cinco anos. Outro ponto que muito contribuiu foi a participação contínua em Dinâmicas Parapsíquicas desde 2004. A Dinâmica Energossomática, devido à sua flexibilidade para aplicação de técnicas escolhidas pelos participantes, foi um bom campo de observação parapsíquica. Outra Dinâmica que muito contribuiu foi a do Arco Voltaico. A prática da Tenepes, vivenciada há muitos anos, também ajudou a dar mais confiança e entendimento às parapercepções pessoais.
Parapedagogia Marghê Vasconcellos ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância do período anterior à aula de Conscienciologia, denominado pré-aula, para a eficácia da assistência prestada pelo professor, a melhoria de sua atuação multidimensional, bem como para o desenvolvimento didático da aula. A metodologia utilizada foi o registro e análise das experiências pessoais do autor durante o processo de formação docente na Instituição Conscienciocêntrica Reaprendentia. Foram relatados três experimentos ocorridos no decorrer das aulas treino de Conscienciologia, sendo que, a partir da análise destas experiências foi possível verificar a importância fundamental do período pré-aula para a docência conscienciológica, principalmente quanto a seus aspectos didático, assistencial e multidimensional.
Parapedagogia Rafael Seidel ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
O presente artigo aborda o tema Parapedagogia e interassistencialidade. Objetiva compreender os avanços propostos pela Parapedagogia na reeducação das consciências e a interassistencialidade que pode ser realizada. Estabelece contrapontos entre Parapedagogia e Pedagogia evidenciando os avanços que a Conscienciologia representa para a reeducação das consciências, aborda as etapas do Ciclo de Qualificação da Práxis Parapedagógica e a interassistência, reflete sobre a unidade de medida da Parapedagogia, o esclarecimento e a evolução consciencial e apresenta o conceito de parapedagogia de base. O estudo orientou-se pela autopesquisa e vivência da autora como professoranda do Programa para o Desenvolvimento de Professores da Reaprendentia.
Parapedagogia Norma Viapiana ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
O artigo apresenta a técnica do espelhamento evolutivo relacionando-a com a docência conscienciológica. O método de investigação é a autopesquisa de campo parapedagógico e pesquisa bibliográfica complementar. A vivência da autora, como discente e docente de Conscienciologia há quase duas décadas, reforça a hipótese da força didática do exemplo e do esclarecimento com base na experiência pessoal, qual espelho evolutivo. A autoimagem real é condição para um espelhamento sem distorções, favorecendo a tares. Propõe etapas da dessoma da autoimagem idealizada, a partir da experiência da autora e observada em outros compassageiros evolutivos, em analogia à teoria de Kübler-Ross (1991) sobre a reação dos pacientes terminais perante a morte iminente: negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e mudança. Apresenta ainda taxologia de distorções na autopercepção, dificultadoras de um espelhamento evolutivo eficaz.
Parapedagogia Eliana Manfroi ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)