Este trabalho objetivou apresentar panorama do uso dos laboratórios de autopesquisa conscienciais do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), de 1997 a 2022. O método de pesquisa foi o estudo descritivo e exploratório, de série temporal e natureza quantitativa, em que se analisaram registros e banco de dados secundários. No período, ocorreram um total de 82.374 experimentos, mas descontando-se o ano de 1997, em que houve apenas 88 experimentos, resultou no total de 82.286 experimentos, uma média de 3.291/ano e 274/mês. Os laboratórios com maior número de experimentos/mês foram os de Autopensenologia e Estado Vibracional e com menor, os de Cosmograma e Autevoluciologia. A análise temporal indicou tendência geral de queda nos experimentos, sendo os laboratórios de Cosmograma e Autossinaleticologia com maior decréscimo. Mas três apresentaram aumento: Conscienciografologia, Pensenologia e Paradireitologia. Conclui-se que apesar de serem recursos otimizadores de autoexperimentação, houve uma subutilização dos laboratórios, indicando necessidade de contínua divulgação de sua importância.
Conscientia Adriana Kauati, Celso Onishi, Lenemar Nascimento Pedroso, Oscar Kenji Nihei Vol 29 - N. 1 - Jan. / Mar. 2025 - 3 Décadas CEAEC (2025-01)
O Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) é um campus conscienciológico que disponibiliza recursos visando a autopesquisa, autoevolução e debate dos achados dos pesquisadores interessados nas abordagens da Conscienciologia. O presente artigo objetivou apresentar alguns recursos disponíveis nessa instituição que podem auxiliar no processo de autopesquisa, em especial a identificação de distorções cognitivas e a reciclagem dessas deturpações. O método utilizado para elaboração deste artigo foi a análise post facto das autopesquisas dos autores e das heteropesquisas de alunos do curso Autopesquisa na Prática do CEAEC, além de estudo teórico sobre distorção cognitiva e autopesquisa. Conclui-se que a autopesquisa é insubstituível para a identificação das distorções cognitivas, e a utilização dos recursos do CEAEC são otimizadores para a identificação e reciclagem.
Conscientia Adriana Kauati, Celso Onishi, Etsuko Onishi, Oscar Kenji Nihei Vol 29 - N. 1 - Jan. / Mar. 2025 - 3 Décadas CEAEC (2025-01)