Este trabalho, no contexto da Voluntariologia, base de sustentação da Conscienciologia e da formação da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), apresenta a política de voluntariado desenvolvida a partir da experiência acumulada pelo Setor de Voluntariado do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC). O objetivo é apresentar a aplicação e organização contínua do trabalho voluntário exercido nesta Instituição Conscienciocêntrica (IC). O método aplicado, considerando o ciclo de aprendizagem vivencial, orientou a organização do artigo segundo as variáveis acolhimento do voluntário, gestão e desenvolvimento do voluntariado. Em síntese, desenvolve-se especialidade-chave do paradigma consciencial, além de condições e prospectivas da integração interconsciencial, a união de pessoas interessadas na aplicação da tarefa assistencial do esclarecimento, capaz até aqui de promover impensáveis conquistas, favorecidas pelo CEAEC, na sincronização da holopensenidade voluntária, raiz da consciencialidade grupal e fio condutor da megaproéxis grupal no contexto da CCCI.
Conscientia Jacinta dos Santos, Antonio Pitaguari, Cecília Oderich Vol 29 - N. 1 - Jan. / Mar. 2025 - 3 Décadas CEAEC (2025-01)
Este trabalho apresenta um estudo do nível de comprometimento organizacional dos voluntários do IIPC, utilizando como amostra os voluntários do Campus IIPC RJ e seus Núcleos de Extensão. Buscou-se avaliar as motivações e os vínculos que fazem com que alguém decida tornar-se e manter-se como voluntário. Estudou-se o nível de formalidades e informalidade presente nesse Centro Educacional e suas possíveis relações com o trabalho. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo que constou de análise de documentos para o levantamento de dados sobre a instituição e seus voluntários, assim como de entrevistas coletivas com os membros da instituição. Ao final do trabalho, refletiu-se sobre os dados que foram coletados buscando entender os objetivos estabelecidos inicialmente e apresentando propostas de ações que possam surtir efeitos positivos na melhoria da gestão do trabalho voluntário.
Conscientia Jorge Luiz Gonçalves Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)